quarta-feira, 10 de maio de 2017

Moto - Custos

E ai nobre senhores da Blogosfera. Enfim, vou publicar para vocês todos os gastos que tive com a moto. Valor de compra, equipamentos, média de km/litro combustível .....

Valores


Moto Honda PCX 2016 R$ 9.700,00
Seguro R$ 900,00
Documentação (Transferência) R$ 370,00
Equipamento (roupa, capacete) R$ 860,50
IPVA, DPVAT, Licenciamento 2017 R$ 0,00
Manutenção R$ 27,00

Total gato: R$ 11.857,50

**IPVA, DPVAT e Licenciamento já foram pagos pela proprietário anterior.

No meu planejamento (Análise Compra de Moto) o valor foi R$14.350,00 de gastos para o primeiro ano da moto.
O planejamento para a aquisição ficou em R$ 13.100,00, e no nosso caso, tirando o seguro e manutenção ficou em R$ 10.930,50 (valor base que será usado no custo de oportunidade).

Do planejado para o real houve uma boa diferença.

Equipamentos

Os equipamentos que eu adquiri foram:
Capacete, luva, roupa para chuva, protetor de pé para chuva, Blusa 2° pele para o frio, luva, multiclava, antena corta pipa, chaveiro.
A luva eu acho um item dispensável, mas ajuda muito no frio e na chuva. Paguei um pouco caro pois escolhi uma boa luva.
Multiclava eu acho um item muito bom para proteção do vento na cabeça. Não consigo ficar mais sem usar.

A escolha da moto

Faz mais de 10 anos que eu andei de moto, e a última vez que andei foi para fazer o percurso e tirar carta, então eu não tenho nenhuma prática real com a moto. Para a escolha da moto eu precisava de uma que fosse fácil de pilotar, de preferência sem marcha ou embreagem.
Fiquei em dúvida entre duas motos: Honda PCX e Yamaha NMax


Fui visitar ambas as motos na concessionária. E após análises de compradores e também o gosto pelo design da moto, optei pela PCX.
No site da montadora o preço sugerido era de R$10.300,00 + frete (500) saia em torno de R$10.800,00. Eu aceitava pagar até 11k pela moto. Procurei porcamente por motos usadas e estava saindo em torno de 10,300... Ou seja, não via com bons olhos comprar uma usada pela pouca diferença de preço. Na concessionária me ofertaram pelo valor de 11.800,00 por uma nova. Quase tive um treco. Mil temers de diferença.... Ai comecei a procurar por motos usadas e não via nada, até que tive uma ideia brilhante de jogar no Google "PCX + Nome da minha cidade", e fui direcionado para o site da OLX e vi duas grandes oportunidades. Uma por 9700 com 2500KM rodado e outra por 9500 com 5800KM rodado. Apesar de 200 réis mais caro liguei para o primeiro cara, ele trouxe a moto e já fechamos após análise da moto, documento e verificado que foi feita as manutenções na concessionária para não perder a garantia. Moto comprada, Maluco feliz... :-). 

Moto vs Transporte público

Olhando as imagens abaixo, qual você se sente mais confortável?



Tirando o conforto, vamos ao que mais interessa, valores.

Moto (custo mensal):

Custo de oportunidade R$ 92,00
Manutenção R$ 50,00
Documentação R$ 37,50
Combustível R$ 60,00
Seguro R$ 75,00
Total R$ 314,50

Custo de oportunidade = (R$ 10930,50*10,1 (Tesouro pré-fixado 2027))/12
A moto faz uma média de 38 KM/Litro

Ônibus

Baseado novamente no artigo (Análise Compra de Moto), vamos copiar os números do gasto de ônibus.

Onibus: 4,90 (sim, é caro aqui no interior...além disso é sujo e fedido).....x 2 = 9,80 por dia....196,00.... 

A partir de Fevereiro terei um aumento de +8,00... ida para a academia ou dona esposa usando para ir para a faculdade.... que totaliza + 160,00.... 
Ou seja, no mês eu terei um gasto de 356,00 de ônibus.....

Busão: 356,00

Resultado final

Moto um transporte particular que é mais vantajoso do que transporte público, Ainda jogando nas contas o custo de oportunidade, manutenção e seguro o valor total é ligeiramente inferior ao gasto com transporte público. A diferença é de R$41,50 mensal, o que dá um valor de R$ 498,00 por ano. 

Conclusão

Eu já havia verificado que neste país transporte público é caro, levando em conta agora a comparação com uma moto que é um pouco acima da média de motos populares, ainda é mais vantajoso financeiramente andar de moto. Fora que poderemos um dia vender a moto. Podemos pegar esta diferença anual e a cada 3,4 anos trocar por um modelo mais atual da moto que não terá perca financeira.

Então fica a dica: MOTO É PARA NÓS POBRETÕES O MELHOR MEIO DE LOCOMOÇÃO. BUSÃO É PARA PESSOAS RICAS.

Em artigos futuros falarei da minha experiência com a moto, cuidados na direção, conforto, dicas de equipamentos....

13 comentários:

  1. Infelizmente eu sou medroso para moto, se não fosse iria economizar muito, ando cerca de 22km para ir e o mesmo para voltar, isso aqui em SP !! se fosse no interior talvez eu até teria uma moto. Não é a toa quanto mais interior mais o pessoal tem moto, é um meio de locomoção barato, porém é perigoso também rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tb sou medroso para caramba SP......... Andando com cuidado estou percebendo que não é tão perigoso..... Só não andar em corredor de moto quando o transito está fluindo normalmente.

      Excluir
  2. Transporte público é desperdício de tempo e dinheiro. Sua decisão foi boa, parabéns e tome cuidado com os tombos.

    ResponderExcluir
  3. Poderia esclarecer o motivo de escolher a Honda e não a Yamaha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Revenda da moto... Não gostei do acabamento estético na NMax e o modelo também não gostei..... De resto, praticamente foi a mesma coisa, exceto o frio da NMAX que é superior por ser ABS..... Não houve tanta diferença, como os usuários da Honda não tinha reclamações, só da suspensão ser dura e doer as costas, mas eu não estou tendo este problema.......

      Excluir
  4. Fogo é esse seguro quase 10% do valor do bem =(...
    EU fiz isso quando comecei a trabalhar, comprei uma moto (FAZER 250) foi a melhor coisa, sem contar que curtia muito no fds...

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é....... neste lixo de país que vivemos viver sem seguro te deixa louco e por ter muito roubo acaba sendo caro........

      Excluir
  5. Fala ae Raul

    Piloto motoca desde os meus 20 anos e sempre me dei bem com ela. Nunca sofri acidente grave, no máximo uma ou outra ralada no joelho por puro e simples descuido meu.

    Moto é indiscutivelmente melhor que o transporte publico e nos proporciona uma economia que deve ser direcionada aos nossos objetivos.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mestre...... Espero qeu eu tenha o mesmos sucesso que vc no transito..... Boa sorte a nós.........

      Excluir
  6. Fala Maluco, porra, não tem jeito, o melhor transporte é a motoca!
    Preciso logo da minha ... Se os projetos derem certo, lá pra agosto pego uma, se não der certo, só ano que vem mesmo :/

    abs

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela aquisição tenho certeza q não vai se arrepender.
    Sobre o risco andando direitinho a chance de se machucar é muito menor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala CF.... Pois é........ na minha curta experiência estou percebendo isto mesmo........

      Excluir